Buscar
  • BeBold

A importância da comunicação em todos os níveis da organização

Uma boa comunicação é uma competência pessoal e profissional que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. As empresas têm priorizado o aprimoramento desta habilidade em suas equipes, visto que a comunicação é tida como fator essencial na hora de atingir metas e alcançar os melhores resultados.





Exemplo disto pode ser notado no relacionamento entre os colaboradores que compõem uma equipe e seu líder em que, a boa comunicação, favorece um ótimo andamento das atividades, assegurando maior facilidade no tratamento entre os profissionais, além de resultar num grupo estruturado e eficiente para cumprir as ações traçadas para cada setor da organização.


“No ambiente corporativo, é necessário ter em mente que um bom gestor também é um bom comunicador. E, se ele ainda não o é, é preciso que seja. Pois, é a partir do líder e o diálogo que ele estabelece com os seus liderados, que são colocadas em prática as melhores estratégias, contribuindo assim para o engajamento das equipes. E equipe engajada é sinônimo de bons resultados”, pontua Bianca Moura, diretora da BeBold Comunicação e Inovação e especialista em comunicação corporativa.

Ainda nesta linha de raciocínio, Bianca Moura explica que é preciso vencer alguns modelos de gestão que estão ultrapassados e trazer o colaborador para o seu lugar de pertencimento, dando voz, ou seja, colocando-o como protagonista da sua própria história dentro da organização. “Temos que abrir um canal de diálogo transparente e objetivo entre colaborador x líder x empresa, ouvindo-o e compartilhando informações, a fim de gerar maior interação, trazendo soluções de eventuais problemas que possam existir e melhorias”.


Desta forma, para manter equipes coesas e eficientes, é preciso que o líder seja presente e próximo dos seus liderados. Também é essencial preparar-se para manter o diálogo aberto - alinhando-se com as diretrizes e valores corporativos, entendendo o portfólio de produto e os processos internos, estando atualizado sobre as tendências do setor e, principalmente, aprimorando constantemente sua capacidade de comunicação.


“Ser um bom líder comunicador é se colocar à disposição da sua equipe, entendendo a realidade do dia a dia da empresa e, principalmente, dos seus colaboradores, agindo com transparência e ética. Além disso, é se colocar como agente motivacional, pois o líder é visto como exemplo dentro das organizações, um espelho do que ela representa e uma referência a ser seguida”, expõe a diretora da BeBold Comunicação.

Para isso, Bianca dá algumas dicas para ser um líder comunicador na prática. Confira:

- Considera o colaborador como ativo mais valioso da empresa. Está alinhado com os objetivos estratégicos e valores da organização.

- Possui um diálogo aberto com os seus liderados, priorizando a comunicação face a face. - Promove a integração entre colaboradores e o debate de ideias. - Acredita no diálogo como ferramenta de gestão. - Ouve sua equipe de forma estratégica. Prepara-se e compartilha informações com os seus colaboradores de maneira objetiva e transparente. - Se coloca à disposição dos seus liderados, estabelecendo uma conexão emocional. - Inclui na sua rotina a prática de feedback construtivo.


Quer saber mais sobre como implantar a comunicação face a face na sua empresa ou investir em um curso específico para a equipe? Entre em contato com a BeBold.

0 visualização