Case – Suzano

Atropelamento de animais

Listada entre as 10 maiores empresas de celulose de todo o mercado e reconhecida como a maior produtora de celulose proveniente do eucalipto, a Suzano produz mais de 10 milhões de toneladas de produto anualmente. Hoje, a operação, presente em oito países, conta com mais de 35 mil colaboradores que atuam nas mais de 40 unidades da empresa, entre unidades de produção, escritórios e centros de distribuição.

Por conta do alto fluxo de deslocamento de caminhões entre as unidades de centros de distribuição, todos os anos a Suzano realiza a campanha contra o atropelamento de animais nas rodovias. O objetivo é conscientizar os colaboradores a seguirem a velocidade da pista e, assim, promover uma vida em harmonia com a natureza.

Com foco nos motoristas de caminhão e veículos pesados, a empresa trouxe como desafio para a BeBold o desenvolvimento de uma campanha objetiva, focada na mensagem, mas que também trouxesse orientação e reflexão sobre assunto para o público-alvo. A abordagem deveria ser mais madura, sempre enfatizando a atenção e respeito à velocidade, a segurança dos animais e do condutor e o importante papel do motorista em relação à proteção da biodiversidade.

Para atender o objetivo do cliente, definimos uma identidade visual sem muitos elementos gráficos, o que contribuiu para levar a atenção do público diretamente à mensagem. Além disso, utilizamos imagens para evidenciar os animais silvestres da região, como a anta, o tamanduá-mirim, a jaguatirica e outros, que são o foco da campanha.

Nessa campanha contra o atropelamento de animais, além de banner, panfleto e faixa, criamos chaveiros e lixeiras para veículos, que são peças que fazem parte das atividades dos motoristas, que são o principal público da ação. Além disso, vale destacar o desenvolvimento do panfleto: desenvolvemos uma palavra cruzada para ser aplicada no verso da peça, pensada para levar o conteúdo de maneira interativa e para fixar os pontos de atenção da campanha.

Apesar da linguagem objetiva, tomamos o cuidado de transmitir a mensagem completa, trazendo por boas práticas e orientações para o público. A campanha novamente foi um sucesso e atingiu os objetivos esperados pela Suzano, de conscientização e respeito ao meio ambiente. Esse foi
mais um passo em direção à redução dos atropelamentos e ao aumento da segurança dos animais silvestres, em especial daqueles que estão em risco de extinção.

Cases relacionados

Suzano
Comunicação Interna
Triunfo
Comunicação Interna
Passaporte Fashionista
Branding
Fale Conosco
Enviar via WhatsApp