Case – Suzano

Atropelamento de animais

Listada entre as 10 maiores empresas de celulose de todo o mercado e reconhecida como a maior produtora de celulose proveniente do eucalipto, a Suzano produz mais de 10 milhões de toneladas de produto anualmente. Hoje, a operação, presente em oito países, conta com mais de 35 mil colaboradores que atuam nas mais de 40 unidades da empresa, entre unidades de produção, escritórios e centros de distribuição.

Por conta do alto fluxo de deslocamento de caminhões entre as unidades de centros de distribuição, todos os anos a Suzano realiza a campanha contra o atropelamento de animais nas rodovias. O objetivo é conscientizar os colaboradores a seguirem a velocidade da pista e, assim, promover uma vida em harmonia com a natureza.

Com foco nos motoristas de caminhão e veículos pesados, a empresa trouxe como desafio para a BeBold o desenvolvimento de uma campanha objetiva, focada na mensagem, mas que também trouxesse orientação e reflexão sobre assunto para o público-alvo. A abordagem deveria ser mais madura, sempre enfatizando a atenção e respeito à velocidade, a segurança dos animais e do condutor e o importante papel do motorista em relação à proteção da biodiversidade.

Para atender o objetivo do cliente, definimos uma identidade visual sem muitos elementos gráficos, o que contribuiu para levar a atenção do público diretamente à mensagem. Além disso, utilizamos imagens para evidenciar os animais silvestres da região, como a anta, o tamanduá-mirim, a jaguatirica e outros, que são o foco da campanha.

Nessa campanha contra o atropelamento de animais, além de banner, panfleto e faixa, criamos chaveiros e lixeiras para veículos, que são peças que fazem parte das atividades dos motoristas, que são o principal público da ação. Além disso, vale destacar o desenvolvimento do panfleto: desenvolvemos uma palavra cruzada para ser aplicada no verso da peça, pensada para levar o conteúdo de maneira interativa e para fixar os pontos de atenção da campanha.

Apesar da linguagem objetiva, tomamos o cuidado de transmitir a mensagem completa, trazendo por boas práticas e orientações para o público. A campanha novamente foi um sucesso e atingiu os objetivos esperados pela Suzano, de conscientização e respeito ao meio ambiente. Esse foi
mais um passo em direção à redução dos atropelamentos e ao aumento da segurança dos animais silvestres, em especial daqueles que estão em risco de extinção.

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