5 dicas para ser uma pessoa mais criativa, pelo menos no Dia da Criatividade.
BeBold
BeBold

novembro 17, 2021

Dia da Criatividade

Hoje é um dia para celebrar, sem julgamentos, como a inocência de uma criança. Hoje é o Dia da Criatividade. E nós queremos te fazer uma pergunta para gerar uma reflexão importante: você se considera uma pessoa criativa? Se sim, parabéns. Se não, vamos dar cinco dicas para estimular a criatividade que mora em você.

Mas o que é criatividade, afinal de contas? Nada mais é do que encontrar soluções para novos e velhos problemas, e, muitas vezes, envolve a resolução de problemas do nosso dia a dia. Basta olhar à sua volta para enxergar inúmeras possibilidades.

Tem pessoas que não conseguem mais fazer isso e não se consideram criativos – porque, à medida que vamos crescendo e nos tornando adultos, vamos perdendo parte dessa criatividade por algumas das situações, como, por exemplo, o medo de sermos julgados.

Aqui vão 5 importantes dicas para que você possa estimular a criatividade:

1 – Pare de achar que você não é criativo.

Todos nós nascemos criativos porque está na nossa essência como seres humanos. Somos dotados de inteligência, logo, de criatividade também. Então, assim como qualquer hábito, tente, no seu dia a dia, olhar para as coisas e situações ao seu entorno com um olhar mais… digamos… curioso, no sentido de tentar resolver ou entender mesmo. Pessoas curiosas são muito mais criativas e estão quase sempre na frente.

2 – Erre, se for preciso.

Quantas vezes, na nossa infância, ouvimos dos nossos pais, dos nossos professores ou de pessoas estranhas que estávamos errados em alguma coisa. E isso é um problema sério, porque acreditamos que errar é errado, mas não. Errar faz parte do processo evolutivo das pessoas. Aprender com o erro dos outros, então, é melhor ainda.

Thomas Edison, um dos maiores gênios que já existiu disse, ao tentar milhares de vezes acertar nos seus experimentos, como a lâmpada, por exemplo: “Apenas descobri 10.000 caminhos que não dão certo”. Incrível, né?!

3 – Você não precisa ter a resposta certa para tudo.

E está tudo bem. Ser humilde e não saber dar uma resposta a uma determinada pergunta ou problema é a melhor forma de deixar sua mente tranquila e, com isso, poder pensar numa alternativa criativa, sem você pensar sobre isso. Faça brainstorming, troque ideia com outras pessoas sobre um determinado problema e procure as melhores alternativas, do seu jeito. Não use a máscara do ‘eu preciso mostrar que sei tudo para parecer inteligente’.

4 – Use mais metáforas e “menos” lógica.

Muitas vezes querer encontrar uma lógica para tudo pode bloquear o processo criativo. Nem tudo precisa fazer sentido, pelo menos a princípio. O lado direito do cérebro, responsável por controlar o lado esquerdo do corpo, é o lado criativo. Tem um anúncio publicitário lindo da Mercedes-Benz que traz, de forma lúdica, os dois lados do cérebro. E, do lado direito, tem os seguintes dizeres: “Eu sou criatividade. Um espírito livre. Eu sou paixão. Anseio. Sensualidade. Eu sou o som de uma gargalhada estrondosa. Eu sou gosto. A sensação de areia sob os pés descalços. Eu sou movimento. Cores vivas. Tenho vontade de pintar em uma tela vazia. Eu sou imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu sinto. Eu sou tudo que eu queria ser”.

Metáforas são importantes para estimular a criatividade, porque o poder de imaginação é colocado à prova, tanto de quem fala, quanto de quem ouve. E isso é muito interessante.

5 – Encontre a sua solução do problema numa área diferente da sua.

Uma das melhores formas de você estimular a sua criatividade é ser interessado – e curioso – por áreas que não tem a ver com a sua formação ou com coisas que necessariamente gosta. Então, seja um eterno curioso e aprenda tudo o que você tiver vontade.

A criatividade é a combinação de uma série de coisas, do seu repertório de vida, que é como se fosse uma grande bagagem, que você vai juntando à medida que você vai se expondo a determinadas situações da vida. Quando você precisa resolver um problema, de forma criativa, você fará uma série de conexões do que você aprendeu ao longo da sua vida.

Então, neste dia tão divertido, te convidamos a ser uma pessoa mais curiosa e com menos medo de ser julgado pelas pessoas. Pode parecer bobagem, mas a pessoas que não tem medo de expor sua ideias estão quase sempre na frente, dando ideias que, muitas vezes, você deixou de dizer ou oferecer às pessoas por medo de se sentir ridículo.

Seja feliz. Seja criativo.

Você tabém pode se interessar…

O que é Comunicação Interna e como aplicá-la na sua empresa? 

No mundo dinâmico dos negócios, a comunicação interna é uma ferramenta de transmissão de informações fundamental na construção da cultura organizacional forte...

Nossa mais recente edição da BeBold News, para fevereiro/março, é uma fonte imperdível de insights e inspirações. Abordamos temas que vão desde...

Por Lucas Chiquetto Sim, parece meio engraçado, mas é mais um incrível passo da IA rumo à criatividade sem limites, que gera...

Fale Conosco
Enviar via WhatsApp