Buscar
  • BeBold

As marcas mais valiosas de 2020

Por Flávia Letícia de Souza


Embora o mundo esteja passando por diversas mudanças, inclusive em relação ao que se diz respeito ao comportamento do consumidor, muito em função da pandemia gerada pela Covid-19, é notório como algumas empresas têm buscado se reinventar e, ainda assim, atingir altos níveis de crescimento e, consequentemente, um bom faturamento.


É o que revelou o tradicional estudo feito pela WPP, empresa de publicidade e relações públicas britânica, e pela Kantar, unidade de divisão de pesquisa de mercado, insights e consultoria da própria WPP, lançado no último dia 1º de julho, que listou um ranking das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo BrandZTM 2020, em que, juntas, o valor delas alcançou US$ 5 trilhões (você não leu errado – são cinco trilhões de dólares mesmo!).

Outro ponto levantado pela pesquisa mostrou que as empresas que compõem o ranking também têm transmitido uma imagem mais resistente, ou seja, suas performances e ganhos foram menos afetados na atual crise, quando comparadas com a de 2008/9.



De acordo com a Kantar, isso se deve pelo fato de as empresas terem entendido a importância de investir em ações de marketing e na gestão e construção da marca, tanto interna quanto externamente – resultado: elas se tornaram mais fortes e resistentes às oscilações do mercado e, principalmente, à crise.


Curioso para saber quais são as marcas que lideram o ranking? Então, vamos lá...


Conforme levantando pelo ranking, as marcas de tecnologia continuam dominando o mercado. A Amazon e a Apple mantiveram suas colocações de 2019, liderando a pesquisa, mais uma vez, em primeiro e segundos lugares, respectivamente. Além disso, a Amazon vem se consagrando como uma importante potência nos negócios, crescendo 32% de um ano para o outro, atingindo um montante de US$ 415,9 bilhões.


As empresas asiáticas também têm representado uma constante crescente no ranking. Marcas como Alibaba e Tencent estão entre as mais valiosas do mercado, ocupando o sexto e sétimo lugares da lista em 2020.


Mas como se destacar em um cenário como esse?


Talvez a resposta seja mais simples do que parece. No entanto, para que esse destaque vire reconhecimento e ganhos reais é preciso de muito trabalho, estratégias com foco em performance, engajamento dos colaboradores, um propósito muito bem traçado e, é claro, muita inovação, criatividade e relacionamento com o seu público consumidor.


Para isso, é muito importante poder contar com profissionais e empresas especialistas no assunto, a fim de identificar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados para, assim, iniciar a construção e o reforço do posicionamento da sua marca perante o mercado.


Além do mais, é preciso levar em consideração a imagem que o cliente tem da sua empresa, o comportamento das pessoas que nela trabalham e se a comunicação também está sendo bem feita e alinhada com os valores que a marca prega.


Quer saber se a sua marca está de acordo com o que você deseja transmitir? Ou se ela possui relevância no mercado? Aqui, na BeBold, nós desenvolvemos projetos específicos de branding para ajudar você a alavancar os seus negócios.


Entre em contato com a gente e saiba mais!

0 visualização