Buscar
  • BeBold

Black Friday 2020: a hora do acontecimento é agora

Por Flávia Letícia de Souza


Confira as nossas dicas para o seu negócio e aproveite para aumentar suas vendas

Parece que o ano começou ontem, mas a grande verdade é que estamos encaminhando para os meses finais dele e o que isso significa? Para alguns planejamento, para outros férias e, para tantos outros, a chegada da tão esperada Black Friday 2020, que será realizada no dia 27 de novembro, seguida de uma outra data bem significativa, principalmente para os brasileiros, o Natal.

Considerada a “maior Black Friday de todos os tempos”, esta edição promete ter um gostinho diferente tanto para os negócios quanto para os consumidores, visto que ainda estamos atravessando um período desafiador em função da pandemia da Covid-19 e que estabeleceu um conceito de novo normal, com a mudança de comportamento e hábitos dos brasileiros, além de uma escalada surpreendente nos números das vendas on-line.

Isso porque, segundo uma pesquisa feita pela empresa americana AppsFlyer - publicada na revista Exame - os downloads de aplicativos de compras cresceram em 100% durante os primeiros meses da pandemia, enquanto as compras vias apps alcançaram um aumento de 84%.

Outro fator interessante está no levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm), que indicou a abertura de mais de uma loja on-line por minuto e 5 milhões de novos compradores.

Desta forma, e com estes resultados, levando-se em consideração a tendência de que a Black Friday se fortaleça cada vez mais no meio digital nas próximas edições, fica evidente que ela também tem contribuído com inúmeras oportunidades de negócios para empresas do comércio em geral e serviços.



Acompanhe as dicas que separamos para você se dar bem nesta edição e venda mais!

1 - Procure realizar uma pré-campanha

Este tipo de ação pode render mais lucros e visibilidade para o seu negócio, muito em função do consumidor pesquisar seus itens de compra antes mesmo da Black Friday e estar em busca de ofertas e promoções interessantes.

2 - Pesquise a sua concorrência

Quando o assunto é Black Friday, as pessoas procuram por ofertas e descontos. Então, antes de ofertar o seu produto, pesquise para verificar se o seu preço não está desproporcional com o mercado. Lembrando que ofertar um preço inferior ao praticado por outros negócios também não é recomendado.

3 - Invista no seu estoque

Na hora de escolher quais produtos oferecer, opte por aqueles que você sabe que terá mais saída e invista neles. Aproveite o período de antecedência para negociar com os seus fornecedores para ter uma margem de lucro melhor, reforçando as quantidades do seu estoque, a fim de atender a demanda.

4 - Crie uma jornada completa para o seu consumidor

Procure pensar em cada uma das etapas de venda, a fim de proporcionar ações que valorizem a experiência do seu cliente do começo ao fim. Para isso, estabeleça um relacionamento próximo com o seu público, oferecendo diversos canais para que ele seja atendido pela ferramenta que seja mais confortável para ele. Se for o caso, invista em uma equipe específica para fazer esse acompanhamento para que o interesse seja convertido em venda.

5 - Tenha uma estratégia de marketing digital

Planeja suas ações de marketing, principalmente levando em consideração pessoas que já compraram com você, pois vender para quem já é ou foi seu consumidor em algum momento é muito mais fácil. Analise sua base de clientes e trace um perfil, isto irá ajudá-lo nas tomadas de decisão, inclusive na segmentação do seu público - oferecendo o produto certo para o cliente certo.

6 - Faça uso das suas redes sociais

Foque na construção do engajamento nas suas redes sociais. Isto porque, de acordo com uma pesquisa feita pela (PwC) Brasil, cerca de 77% dos clientes são influenciados pelas redes sociais na hora de fechar negócio. Aproveite para divulgar suas ações com, pelo menos, 20 dias antes da Black Friday ou qualquer outra data importante para o comércio.

7 - Comunicação específica

Use dos anúncios para aumentar as suas vendas durante a Black Friday. Procure imprimir inovação e criatividade, além de ressaltar o conceito da sua marca como um grande diferencial desta ação. Vale considerar que, muitas vezes, o anúncio é o primeiro contato que o seu cliente terá com o seu produto. Então, capriche!

8 - Frete

Tenha muito cuidado com este item. Se o cliente não gostar do serviço oferecido pela entrega do produto, dificilmente ele voltará a fazer negócio com você. Então, seja sempre transparente com o seu cliente sobre os prazos e os formatos. Se for o caso, procure investir em frete grátis como uma forma de atrair e fidelizar o seu público.

9 - Atendimento é tudo

Lembre-se: um atendimento ruim pode comprometer todas as suas vendas. Procure oferecer um suporte adequado. Para isso, invista em uma equipe treinada para este primeiro contato com o cliente, tanto para a Black Friday quanto para os outros dias do ano. E, acima de tudo, esteja próximo do seu cliente, proporcionando um relacionamento diferenciado.

10 - Invista na estrutura do seu site

Não adianta nada investir em atendimento, campanhas de marketing e promoções se o seu site não acompanhar o mesmo ritmo. Por isso, fique atento e esteja preparado, verificando as ações necessárias para que não haja - principalmente - lentidão e queda durante a Black Friday.

E o mais importante: não faça uso de estratégias fraudulentas! Ofereça sempre ações reais para o seu consumidor, isto irá alavancar os seus negócios e trazer ótimos resultados, seja na Black Friday ou em qualquer outra ação de vendas.

Quer saber mais dicas sobre marketing digital e como ele pode contribuir para o engajamento e aumento das suas vendas? Aqui, na BeBold, nós desenvolvemos projetos específicos para o seu negócio.

Entre em contato com a gente e boas vendas!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo