Quem não se comunica, se estrumbica!
BeBold
BeBold

novembro 16, 2018

Quem não se comunica, se estrumbica!

Por Bianca Moura

Informação relevante, transmitida de maneira correta e para o público adequado, gera marcas fortes e profissionais bem-sucedidos.

Já parou para pensar como a célebre frase do nosso ilustre Chacrinha é um conselho ainda muito atual para os executivos que querem ter uma carreira bem-sucedida ou profissionais autônomos que querem ser mais conhecidos?

A comunicação é uma ferramenta que vem dos primórdios da evolução humana e não para de se desenvolver. O jeito é identificar, entre todas as possibilidades, como utilizá-la da melhor maneira, em todas as nossas relações e atividades, seja na vida profissional ou pessoal.

E, por isso, afirmar que “quem não se comunica, se estrumbica” é um conselho tão valioso. A comunicação escrita, falada, gestual, visual, digital… São inúmeras interfaces, experiências ocorrendo a todo o momento, mensagens sendo transmitidas de diferentes maneiras. Sem contar os meios de comunicação, cujas possibilidades de conexão se ampliam a cada dia.

Por isso mesmo, vale refletir, todos os dias, se você está tirando o melhor proveito possível da comunicação como forma de estabelecer relacionamentos duradouros, como ferramenta de gestão de pessoas, como instrumento de transmitir informações e conhecimento. Ou seja, o uso da comunicação como forma de ser bem-sucedido pessoal e profissionalmente.

Como não pensar que, numa reunião de trabalho, você poderia ter tido um desempenho melhor, poderia ter “convencido” um par ou diretor, se tivesse exercido melhor seu poder de persuasão? E isso passa não somente pela fala. O executivo tem que falar bem, tem que apresentar uma boa argumentação (seja falada ou em slides, por meio de gráficos e dados bem estruturados em uma apresentação), seja pela sua postura – sim, a forma como você se senta numa mesa, como vosê gesticula, como você está vestido também comunicam! Para isso é preciso treinar, é preciso procurar melhorar sempre suas habilidades de comunicação.

E, com a diversidade de canais de comunicação, especialmente as redes sociais, profissionais de qualquer área de atuação, autônomos, empreendedores, especialistas, podem ampliar a visibilidade de seus produtos e serviços.

Neste caso não estamos falando apenas da divulgação publicitária, mas principalmente da produção e disseminação de conteúdo, que permite a construção de uma reputação positiva ao profissional, ativo tão ou mais valioso que o simples conhecimento de suas marcas promovido pela propaganda (e a um custo extremamente menor). Trata-se de credibilidade, que no mundo conectado, se faz com comunicação, difundindo informações relevantes pelo melhor canal para o público adequado.

Neste caso, um médico pode falar, de maneira simples e numa linguagem comum sobre o tema de sua especialidade em blogs, página do Facebook, numa rádio ou numa coluna de jornal. É uma forma de prestar um serviço transmitindo informação de saúde à sociedade em geral, mas também a melhor maneira de construir sua reputação, de ser reconhecido em sua especialidade.

E assim a frase do nosso comunicador Chacrinha está cada vez mais atual e faz cada vez mais sentido. Seja no mundo virtual, seja nas relações presenciais. Seja para executivos atuando em grandes corporações, seja para pequenos empreendedores e profissionais autônomos. Todos devem desenvolver a competência de comunicação e usá-la a seu favor.

#Comunicação #Organizações #LíderComunicador #Coaching #Carreira

Você tabém pode se interessar…

BeBold News | Agosto/Setembro 2024

Mensagem objetiva e conexão com o público, seja ele interno ou externo, é a essência de bons resultados para uma estratégia de...

Está preparado para mais uma edição da nossa News?! Descubra como se tornar uma marca empregadora, a diferença entre métricas de sucesso...

Por Lucas ChiquettoAs redes sociais se transformaram no novo campo de batalha do marketing digital. Empresas de todos os setores disputam a...

Fale Conosco
Enviar via WhatsApp