O poder do diálogo nas organizações
BeBold
BeBold

novembro 16, 2018

O poder do diálogo nas organizações

Por Bianca Moura

O Líder Comunicador exerce um papel de protagonista no processo de motivar, informar e fortalecer a cultura organizacional, adotando a comunicação face a face como ferramenta de gestão da sua equipe.

Envolver os profissionais de sua equipe pelos mesmos objetivos, trabalhando com motivação, foco e excelência operacional não é tarefa fácil para o líder.

Engajar pessoas cada vez mais antenadas, questionadoras e sedentas por encontrarem um sentido em suas atividades, traz uma nova exigência para a liderança: aprimorar sua competência de comunicação e passar a exercê-la de maneira hábil e assertiva, permanentemente.

Com isso, o gestor se torna um Líder Comunicador que, com o apoio dos demais canais de comunicação interna da empresa, exerce um papel de protagonista no processo de motivar, informar e fortalecer a cultura organizacional, adotando a comunicação face a face como ferramenta de gestão da sua equipe.

O fato de estarmos num mundo tão conectado, onde as pessoas tem acesso à qualquer tipo de informação de maneira rápida e os contatos ocorrem a todo momento, via aplicativos ou redes sociais, o líder bem-sucedido assume a responsabilidade de também estabelecer diálogos que despertem o interesse, de se comunicar com suas equipes sobre os temas da empresa de maneira transparente e objetiva.

O diálogo é uma prática simples, que aproxima e gera confiança entre líder e liderado. O profissional de hoje deseja ser ouvido, quer conversar cara a cara, frente a frente. Ele espera que seu líder seja franco, transparente e rápido na hora de comunicar o atual momento da empresa, onde ela quer chegar.

Deixar claro “para onde vamos” é uma forma de estabelecer um compromisso conjunto da equipe, que desperta em seus integrantes o orgulho de pertencer pelo simples fato de enxergarem um propósito em suas atividades diárias.

Então, para você líder que quer promover o alinhamento da sua equipe, mantendo-a informada e engajada pelos objetivos organizacionais, comprometida com entregas e resultados, comece agora mesmo a pensar em quais temas você pode trabalhar a comunicação face a face com seus profissionais. E adote a prática como rotina na gestão de pessoas.

E, lembre-se: além de estar preparado para falar, informando-se previamente sobre o tema e definindo qual será sua abordagem, o mais importante é você estar aberto para ouvir. Abra espaço nas suas conversas de comunicação face a face com a equipe para dúvidas e comentários dos seus liderados. Você verá que sua equipe se sentirá valorizada ao ter “voz” na organização.

E aí? Disposto a começar agora mesmo a ser um Líder Comunicador?!

Você tabém pode se interessar…

BeBold News | Agosto/Setembro 2024

Mensagem objetiva e conexão com o público, seja ele interno ou externo, é a essência de bons resultados para uma estratégia de...

Está preparado para mais uma edição da nossa News?! Descubra como se tornar uma marca empregadora, a diferença entre métricas de sucesso...

Por Lucas ChiquettoAs redes sociais se transformaram no novo campo de batalha do marketing digital. Empresas de todos os setores disputam a...

Fale Conosco
Enviar via WhatsApp